segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Revisão para 7° ano A e B


Olá, meus amores!

É com muita tristeza e alegria que estou postando este estudo dirigido para vocês, pois confesso que minhas manhãs não serão as mesmas sem vocês. Lembrem que o contato aluno- professor é enriquecedor para as duas partes, vocês aprendem com os professores e nos também aprendemos com vocês.  Como toda boa família há desentendimentos, mas o melhor é a reconciliação, pois entramos em comum acordo, mas esses estresses aconteceram porque estávamos cansados do cotidiano. Então nada mais justo do que as férias para renovar nossas forças para que no próximo ano repetirmos um excelente ano letivo. Desculpem-me os meus momentos de professora chata que pega no pé, se comete erros foi por amor às turmas. Como vocês sabem sempre estou disponível para conversar com vocês em relação as nossas aulas para que elas venham a ser melhores. Beijos.


Texto I

Zé Meningite

Zé Meningite já teve bronquite, leptospirose,
Cancro, sarampo, catapora,
Varíola, caxumba e gastrite.
Tétano e hepatite, febre amarela e conjuntivite,
Derrame cerebral, coqueluche e celulite.
Faringite, doenças de chagas e labirintite.
Ah meus Deus!
Igual Zé Meningite eu nunca vi, meu Deus! 2x
Pegar tanta doença braba, sobreviver e resistir.
Teve sarna e tifo.
Teve sombra no pulmão.
Portava um tumor maligno, leucemia e subia a pressão.
Pegou o vírus do mundo numa transa de amor e ele engordou.
Teve raiva e cirrose, até a própria morte se amedrontou. (2x)
Olha que se a morte tem medo do cara é porque realmente transmite pavor.
O danado é mais brabo que a própria morte, Zé Meningite é um terror.
Se a morte tem medo do cara é porque realmente transmite pavor.
O danado é mais brabo que a própria morte, Zé Meningite é um terror.
O danado é a própria morte, Zé Meningite é um terror.
O safado é mais brabo que a própria morte, Zé Meningite é um terror.
1. Responda as questões abaixo:

a) Estou presente no texto I, não sou considerado um ser vivo. Quem sou eu? Justifique sua resposta.

b) O meu material genético pode ser DNA e RNA? Justifique sua resposta.

c) Por que não estou classificado no Reino vegetal?

2. No texto I tem doenças que representam o meu Reino. Pertenço a um Reino com dois representantes, sendo que um representante é heterotrófico e o outro é autotrófico. Qual é o meu Reino, identifique os representantes classificando- os em autotróficos ou heterotróficos.

Texto II

Na aula prática dissolvemos uma colher de açúcar e 15 g de fermento biológico num copo de água morna. Depois colocamos a mistura com um funil numa garrafa pet, na tampa da garrafa colocamos uma bola de encher e amarramos com um cordão. Em seguida verificamos que a bola encheu.
Ana Fidelis

3. De acordo com os textos II, o fermento biológico representa um ser. Mas a qual Reino esse ser pertence?

4. De acordo com os textos II, Por qual motivo a bola encheu?

5. De acordo com os textos II, como ocorre a alimentação desse Reino?

6. Cite dois pontos positivos e dois pontos negativos do Reino Fungi. Justifique sua resposta.

7. No texto I encontramos doenças causadas por bactérias, protozoários e vírus. Então cite e descreva três doenças causadas por vírus, três doenças causadas por protozoários e três doenças causadas por bactérias.


8. Releia o texto II e identifique quais ingredientes da aula prática servem como alimentos para o Reino em questão.

Meus amores estudem muiiiiiito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário