segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Revisão para 6° anos A e B


Olá, meus amores!

É com muita tristeza e alegria que estou postando este estudo dirigido para vocês, pois confesso que minhas manhãs não serão as mesmas sem vocês. Lembrem que o contato aluno- professor é enriquecedor para as duas partes, vocês aprendem com os professores e nos também aprendemos com vocês.  Como toda boa família há desentendimentos, mas o melhor é a reconciliação, pois entramos em comum acordo, mas esses estresses aconteceram porque estávamos cansados do cotidiano. Então nada mais justo do que as férias para renovar nossas forças para que no próximo ano repetirmos um excelente ano letivo. Desculpem-me os meus momentos de professora chata que pega no pé, se comete erros foi por amor às turmas. Como vocês sabem sempre estou disponível para conversar com vocês em relação as nossas aulas para que elas venham a ser melhores. Beijos.

Observem a nossa maquete das aulas práticas e resolva as questões.


1. Faça um quadro citando os fatores bióticos e abióticos da maquete.

2. Por que a imagem acima é considerada um ecossistema?

3. Na maquete encontramos a presença de um rio. Esse rio pode ser considerado um habitat e um ecossistema. Justifique suas respostas.

4. Na maquete encontramos quantas populações. Em cada população existem quantas espécies? Justifiquem o conceito de população.

5. Demonstre o conceito de comunidade utilizando a maquete.

Observem as fotos de nossa dinâmica “Pega Pega Alimentar”.



.
6. De acordo com as fotos dos grupos da dinâmica formem uma cadeia alimentar. Identifique a qual nível trófico cada grupo pertence.

7.  Quais grupos são considerados os decompositores?

8. Formem quatro cadeias alimentares com 5 níveis tróficos. Não se esqueça de identificar cada nível trófico.

10. Os seres humanos após as refeições tem o hábito de escova os dentes para retirar os restos alimentares que ficam entre os dentes. Só que os jacarés após suas refeições não tem o hábito de escovar os dentes, então o pássaro palito como grande amigo do jacaré retira os restos alimentares do dente do jacaré e com essa atitude o pássaro palito acaba que se alimentando, que linda relação. Mas esse tipo de relação ecológica é desarmônica ou harmônica,  interespecífica ou intraespecífica e justifique sua resposta.

11. Ana adotou um cão só que alguns dias depois o cão começou a se coçar, pois ele tinha carrapatos. Ana logo em seguida levou o cão para o médico e o diagnóstico foi que os carrapatos apenas estavam passando um tempo ali naquele pobre cão, pois não tinha onde morar e cão ofereceu seu corpo como moradia.
  -  Quem é o hospedeiro, quem é o parasita?

 - Quem é o parasita da relação?

 Essa relação é desarmônica ou harmônica, interespecífica ou intraespecífica?


Meus amores estudem muiiiiiito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário