quinta-feira, 6 de junho de 2013

Aula de Artrópodes 7 A e B


Artrópodes
Artrópodes são animais com extremidades ou apêndices corporais articulados ( artro= articulação + podo= pés). O filo possui mais de 800 mil espécies, este é o maior filo, ou seja, o filo mais diversificado, correspondendo cerca de 70% ou 80% de todo reino Animalia.

Os primeiros artrópodes surgiram na era Paleozóica, há mais de 500 milhões de anos. Os artrópodes se diversificram muito, pois eles adaptam se a diferentes ambientes, as vantagens em competição com outras espécies, a capacidade de reproduzir, a resistência de substâncias tóxicas e a sua perfeita reorganização social, como as abelhas e etc.

A característica dos artrópodes
Os artrópodes possuem simetria bilateral, segmentados, prstostômios, triblásticos e celomados, também verificamos essas características nos anelídeos, por isso, acredita-se que os artrópodes evoluíram dos anelídeos. Característica evolutiva dos artrópodes são as extremidades articuladas são eficientes, pois elas exercem diferentes funções, como por exemplo, salto, corrida, escavação, natação, preensão, trituração dos alimentos, cópula e inoculação do veneno e seu exoesqueleto resistente, pois ele é composto por quitina, como o exoesqueleto é formado de quitina e assim lhe confere um exoesqueleto rígido impedindo o crescimento dos artrópodes, este problema foi resolvido com as mudas, ou seja, quando o artrópode esta crescendo ele perde seu exoesqueleto para que ele cresça e nasça outro exoesqueleto de acordo com o seu tamanho. Os intervalos entre uma muda e outra é conhecido por ecdises. 
Os insetos suas características

O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome, cada uma dessas partes tem vários segmentos.
Na cabeça encontra-se duas antenas, com muitos órgãos sensoriais táteis e olfativos distribuídos em toda superfície. O aparelho bucal tem três peças, adaptadas aos diferentes modos de captar e preparar seus alimentos que serão ingeridos. O aparelho bucal mais comum é o triturador, que possui duas mandíbulas.
No tórax encontra-se três segmentos, cada segmento possui uma par de patas. Também encontra-se as asas no tórax, há insetos que possuem asas e os que não possuem asas. Em alguns insetos as asas apresentam se na época de reprodução, após o acasalamento eles perdem as asas.
No abdome não possui apêndices, na sua região terminal pode-se encontrar o ovipositor, para a postura de ovos. Nessa região encontramos os ferrões, que é ovipositor modificado, nas abelhas e vespas. Na região ventral de cada segmento do abdome há uns pontos laterais conhecidos por estigmas ou espiráculos, que são aberturas dos órgãos respiratórios as traqueias.

As funções
Os artrópodes adaptados para obtenção e preparo da digestão dos diferentes tipos de alimentos. Eles podem ser predadores até mesmo de outros artrópodes, são parasitas de vertebrados e plantas, podem alimentar-se de grãos de pólen, folhas, frutos e sementes, também saprófagos.
No seu sistema digestório tem um papo que armazena alimento, tem um estômago mecânico (moela) denominado de triturador e químico possui vários cecos que produzem enzimas digestivas. No intestino desembocam os túbulos de Malpighi, que são excretores, eles removem excretas solúveis do celoma
O sistema circulatório é aberto, lacunoso, pois do coração saem vasos curtos que terminam em lacunas, assim o sangue mistura-se aos líquidos intercelulares, havendo trocas de substâncias com vários tecidos.
O sistema nervoso possui vários gânglios ligados, fundidos, que se localizam na cabeça e formam uma grande massa cerebral. A massa cerebral une-se a uma longa cadeia de gânglios ventrais e a rede nervosa periférica bem desenvolvida. Possui órgãos sensoriais táteis, olfativos e olhos especializados. Os olhos dos insetos são compostos constituídos por milhares de unidades conhecidas por omatídeos, denominada por visão de mosaico.
A reprodução
Reprodução sexuada e fecundação interna apresentam dimorfismo sexual, os machos e as fêmeas apresentam estruturas corporais de tamanhos e formas diferentes. Nas fêmeas o ovipositor bem desenvolvido, as vezes modificados em ferrões inoculadores de veneno.
O desenvolvimento dos insetos é indireto, havendo uma fase larval e metamorfose, já nos grupos primitivos o desenvolvimento é direto e sem metamorfose. Há três tipos de desenvolvimento:
Ø  Ametábolos: insetos sem metamorfose e larvas, como por exemplo, as traças;
Ø  Hemimetábolos: há metamorfose parcial, pois o animal jovem é semelhante ao adulto, porém não possui asas, como por exemplo, baratas;
Ø  Holometábolos: apresenta metamorfose completa, fases da vida ovo, larva, pupa e imago (adulto).
Quilópodos

Quilópodos significa (quilo = mil + podos patas). Esse grupo é representado pela lacraia e pela centopéia. O corpo dos quilópodos é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Cada segmento, tem um par de pernas e um par de antenas longas na cabeça. Esses seres terrestres vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. São ovíparos, carnívoros e predadores. Eles possuem veneno, que é inoculo no inimigo ou na presa.

Diplópodos
Um dos representantes deste grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodos possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos. Cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodos que significa (di = duplo + podos = patas). Os diplópodos gostam de lugares escuros e terra úmida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Assim como os quilópodos, eles procuram sombra e umidade. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodos são ovíparos, isto é, pões ovos.

Crustáceos e suas características
Os crustáceos são componentes da classe Crustácea que deriva do fato de muitas espécies que compõem esse grupo possuírem um exoesqueleto enriquecido com carbonato de cálcio, formando uma crosta ou carapaça.
Os crustáceos possuem apêndices articulados e corpo segmentado. Nos crustáceos a cabeça e o tórax estão fundidos em uma peça única, o cefalotórax; na cabeça, há dois pares de antenas e o abdômen apresenta apêndices articulados natatórios birremes, ou seja, dois ramos presos a uma base. Na cabeça, estão presentes, além dos dois pares de antenas, dois olhos compostos, geralmente pedunculados, e, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices acessórios na obtenção do alimento.
As funções

O sistema digestório dos decápodos é complexo, com duas mandíbulas junto a boca, para auxiliar na mastigação, um estomago mecânico uma grande glândula, o fígado, secretoras de enzimas digestivas, e um longo intestino dorsal, que termina numa espécie de espinho caudal, localizado o ânus. Os camarões são os lixeiros do mar, pois se alimentam de restos orgânicos.

Os crustáceos são animais adaptados à vida no ambiente aquático, respiram através de brânquias que geralmente se desenvolvem na base dos apêndices torácicos. Entre eles verificam-se desde formas microscópicas que abundam no plâncton, até formas maiores, adaptadas a nadar, a andar sobre o fundo, e até mesmo forma sésseis, cujos adultos vivem fixos nas rochas. Além das formas de vida livre, há crustáceos que parasitam outros animais. Há espécies de crustáceos que invadiram o meio terrestre, como é o caso do tatuzinho de jardim (ou tatu-bola), da barata-da-praia (gênero Ligia) e dos caranguejos terrestres ou caranguejo-fantasma (gênero Ocypode), muito comum nas partes secas das nossas praias e dunas de areia. Estas formas, entretanto, não têm adaptações completas ao meio terrestre, dependendo de brânquias para a sua respiração, que devem ser sempre umedecidas ou mantidas úmidas para as trocas gasosas.

A excreção dos crustáceos é feita através de um par de glândulas verdes ou antenas, localizado próximo às antenas e abrindo-se para o exterior através de um poro excretor na base ventral das segundas antenas.

Reprodução

A maioria dos crustáceos é de sexos separados, mas há espécies hermafroditas, sua fecundação é cruzada, envolvendo copulação. Em geral, as fêmeas de crustáceos incubam seus ovos em apêndices do corpo, como ocorre com as lagostas e caranguejos, ou em sacos ovígeros formados quando os ovos são expelidos, como ocorre em copépodes. Na maioria dos casos, o desenvolvimento é indireto, com larvas livre-natantes, podendo existir mais de um tipo de larva no mesmo ciclo de vida. Em geral, do ovo surge uma larva náuplio, que se transforma em uma larva, mas esse padrão varia muito de grupo para grupo. Em algumas espécies, como é o caso do lagostim, as fases larvais são suprimidas, sendo que do ovo emerge um jovem: o desenvolvimento, nesses casos, é direto.

Aracnídeos e suas características

Os artrópodes podem ser antenados representados por insetos, diplópodos, quilópodos ( um par de antenas) e crustáceos ( dois pares de antenas), e os quelicerados estes não possuem antenas e sim um par de queliceras, que são apêndices articulados, com várias formas e funções, localizadas na região bucal. As queliceras podem ser inoculadoras de venenos, preensoras ou estiletes perfurantes para sugar sangue.
Os principais grupos dos aracnídeos são araneídeos, representadas por todas espécies de aranhas, sendo elas venenosas ou não, os escorpionídeos representados pelos escorpiões e os ácaros, os ácaros inclui os carrapatos que se alimentam de sangue e de pequenos parasitas dos folículos pilosos e das camadas profundas da derme de mamíferos.
Os quelicerados são considerados mandibulados, agrupando os insetos e miriápodos ( diplópodos e quilópodos) e os crustáceos.
O corpo é formado por cefalotórax e um abdome, podendo existir o pós-abdome ou cauda, como nos escorpiões. O primeiro par de apêndices articulados são as queliceras, o segundo par de apêndices articulados são os pedipalpos que nas aranhas confundem-se com as patas e nos escorpiões confundem-se com as pinças preensoras. O cefalotórax é composto por quatro pares de patas, o abdome não tem apêndices articulados.

As funções


As aranhas e escorpiões são adaptados para capturar, pois eles são predadores como adaptações eles apresentam apêndices articulados modificados, como inoculadores de venenos para capturar suas presas, o veneno paralisa a presa. Perfuram os corpos para injetar seus sucos digestivos, este fato é típico de digestão extra- intestinal ou extracorpórea, pois as enzimas agem fora do corpo do predador. Em seguida a inoculação do veneno os predadores sugam uma pasta praticamente digerida que será absorvida no intestino.
A respiração é por filotraquéias, órgãos adaptados a respiração no meio terrestre, filotraqueias é o conjunto de finas laminas paralelas que mantém suas faces externas em contato com o ar e as internas banhadas pelo sangue de lacunas.
A excreção é feita por túbulos de Malpighi e com glândulas coxais, que se abrem na base das patas. Esses dois órgãos são responsáveis pela eliminação das excretas nitrogenadas que são a guanina e o acido úrico, ou seja, não elimina muita água.

Reprodução

Os aracnídeos possuem sexos separados. Há casos de dimorfismo sexual e a fecundação é interna. Em alguns aracnídeos os espermatozoides são eliminados no interior do espermatóforo, um tipo de bastão gelatinoso, ele é totalmente inoculado no poro genital da fêmea durante a cópula. Eles podem ser ovíparos e vivíparos e seu desenvolvimento é direto.

Atividades de casa

1.    O que são artrópodes?
2.    O que significa a palavra artrópodes?
3.    Como são classificados os artrópodes?
4.    Como é o tipo de respiração dos artrópodes?
5.    Desenhe o corpo dos artrópodes?
6.    Qual é o tipo de reprodução dos artrópodes?
Postado por: Ana Fidelis.
Bons estudos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário