domingo, 8 de junho de 2014

Revisão de Ciências 7° ano A e B



Olá, meus amores!


Sou o Bob Esponja e acompanharei vocês nesta aula revisão.

A origem de meu nome: Bob é um carinho dos meus amigos e esponja é porque pertenço ao grupo de poríferos.  O nosso corpo possui células de coanócitos que organizadas formam ou pequenos poros. É por isso que o nosso nome científico é porífero, ou seja, o nosso corpo é cheio de poros, também somos conhecidos como filtradores. Nós poríferos somos seres unicelulares pelo fato de possuirmos uma única célula e heterótrofos, pois dependemos de outros seres para nos alimentarmos, mas infelizmente não temos boca e outros sistemas.  Vivemos fixos a rochas ou submersos nas conchas, temos o hábito de vivermos em colônias de coloração variada.
Turma, já que não temos boca e somos heterótrofos, então como é nossa alimentação? Calma, não precisa se desesperar! Lembram que eu disse que o nosso corpo  possui poros, então a água do mar irá penetrar em nossos poros, junto com a correnteza vem restos orgânicos e microorganismos que serão capturados e digeridos pelos coanócitos.  Pelo fato de capturarmos os restos orgânicos e os microorganismos somos filtradores, pois do nosso corpo sairá apenas à água da correnteza por um grande poro que existe na parte superior do nosso corpo, esse poro é conhecido por átrio. Nossa reprodução pode ser assexuada ou sexuada.
Deixarei vocês na companhia dos Cnidários.

Olá, meus amores!

Estão vendo aquele animal invertebrado de cor  rosa na imagem sou um cnidário e acompanharei vocês nesta aula revisão. 
 Meu grupo é conhecido por cnidários, e ele pode apresentar-se sob duas formas: pólipos ou medusas.  Vocês já assistiram ao filme Procurando Nemo? Então foi um grupo de medusas que paralisaram Dori. No filme verificamos que as medusas vivem livrem, mas os pólipos vivem fixos nas rochas. Os nossos tentáculos ficam em volta de nossa boca. Vejam bem o nosso grupo já possui boca!!!!!!!!!!! Isso significa evolução.  Turma, o nosso corpo é revestido por conhecidas por cnidócitos. Cada cnidócitos possui um nematocisto e nele tem um cílio, dentro deste nematocisto guardamos um líquido urticante.  
Lembram que Dori foi paralisada, então Dori sem querer bateu nos meus nematocistos, e assim acionou os cílios que atuam como gatilhos e liberou o líquido urticante.  Já que o pai de Nemo andou por cima de meu corpo e não entrou em contato com os meus tentáculos ele não foi paralisado. Mas isso acontece, pois penso que estou em perigo e para defender-me libero esse líquido urticante para defender-me dos predadores ou quando preciso comer libero o líquido para paralisar presas. Quando uma presa é capturada, ela é levada a boca até chegar a cavidade digestória, os resíduos que não aproveitamos são liberados pela boca, pois ainda não possuímos ânus.  Nossa reprodução é assexuada e sexuada.
Deixarei vocês na companhia dos Equinodermos.
       
 Olá, meus amores! 



Turma sou o Patrick amigo de bob esponja.  O nome do meu grupo é equinodermo, no meu grupo estão às bolachas - da- praia, pepinos- do- mar e as estrelas- do- mar.
Eu Patrick represento o grupo dos equinodermos em forma de estrelas- do- mar. Então irei contar para vocês como é meu corpo: Meu corpo possui espinhos, meus espinhos estão presos no meu endoesqueleto formado por calcário. Tenho um disco central e cinco braços afilados. Não tenho cabeça nem olhos, mas apresento boca e ânus.
Minha principal característica é meu sistema ambulacrário, ou seja, um sistema responsável por minha locomoção, respiração, circulação e excreção. A circulação de água é responsável pela captação de oxigênio e nessa água liberamos gás carbônico e outros resíduos do nosso metabolismo.
O sistema ambulacrário começa com uma estrutura chamada madreporito que fica na superfície superior e por onde a água penetra no corpo de animal. Em seguida, a água alcança os pés ambulacrários. Os pés são cilindros fechados que se estendem  até o meio externo, os pés se expandem e retraem para permitir a locomoção do meu corpo. 
Criançadas os equinodermos têm sexos separados, existem machos e fêmeas. Os machos lançam seus espermatozóides e as fêmeas lançam seus óvulos na água. Da união de um espermatozóide e um óvulo surge o zigoto ou célula- ovo. Cada ovo forma uma larva ciliada, que se desenvolve e forma um equinodermo adulto. Então nossa reprodução é sexuada.
Deixarei vocês na companhia dos Anelídeos.

     Olá, meus amores! 



Turminha sou uma linda minhoca, mas cientificamente meu grupo é conhecido por anelídeos.  Não estamos presentes em desenhos animados, mas alguns de vocês já devem ter avistado uma minhoca no solo? Falarei um pouco de minhas características: vocês perceberam que o meu corpo é todo dividido? Cada divisão é chamada de anel, por isso, que dizem que meu corpo é formado por vários anéis.  No meu primeiro anel fica a minha boca e no último anel fica o meu ânus, por essas características dizem que meu sistema digestório é completo, o 15° e 16° anéis, a contar da  minha boca, forma uma região conhecida por clitelo.
Vivemos no interior do solo, quando me locomovo meus músculos são contraídos e distendidos, com esse movimento dos músculos meus anéis encolhem e se estendem em movimentos ondulatórios, mas tenho cerdas no meu corpo que auxiliam na minha locomoção. Já que nossa pele é fina e úmida nossa respiração ocorre pela pele, ou seja, nossa respiração é cutânea como a dos anfíbios. Então a troca de gases entre o meio externo e o organismo ocorre pela pele. Minha alimentação é baseada em folhas caídas e outros restos orgânicos que encontro no solo.
As minhocas são hermafroditas, ou seja, no corpo de uma minhoca existem o sistema genital masculino e o feminino. Apesar de sermos hermafroditas não somos capazes de autofecundação, precisamos de outro parceiro trocar espermatozóides para reproduzir.  Quando as duas minhocas copulam elas se unem pelo clitelo que fica no 15° e 16° anéis e  os espermatozóides de uma minhoca se unem aos óvulos da outra minhoca gerando minhocas jovens.

Acompanhem os vídeos abaixo:









 Postado por: Ana Fidelis
Bons estudos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário