Os conteúdos de Ecologia são
apresentados com muitos conceitos que acabam induzindo aos alunos a decorar o
conteúdo, com nomenclaturas e conceitos de difícil assimilação. Existem várias maneiras
de trabalhar o conteúdo de Ecologia em sala de aula de forma a deixar o assunto
mais atrativo para o aluno, dentre elas podemos citar: uso de maquetes e
imagens, ou seja, utilizando conteúdos que façam parte do cotidiano do discente.
[Camargo, 2007].
O objetivo desta maquete foi demonstrar
aos alunos o conceito de fatores bióticos, abióticos, espécies, população, comunidade
e ecossistema, utilizando uma atividade lúdica. Sabemos que o tempo do
professor é limitado, mas a prática de uma atividade lúdica como esta é
prazerosa para alunos e professores, pois quando o professor menos espera surge
outros conceitos que esses alunos acabam aliando, como por exemplo, o objetivo
é mostrar um microecossistema, mas teve alunos que formaram o conceito de seres
que se alimentam de vegetais e outros de animais. Então por esses motivos
notados na aula percebo que o resultado é eficaz.
No final da aula, foi entregue aos
alunos um questionário para saber os pontos positivos, negativos da aula e que
sugerissem uma atividade para a próxima aula de cadeia alimentar. Entre as duas
turmas de 6° ano totalizam 57 alunos, 48 alunos gostaram da aula e sugeriram
que na próxima aula deveria ter alguma brincadeira que eles ficassem num
ambiente livre, por isso, que tivermos a prática do Pega Pega Alimentar. No dia
seguinte houve uma atividade onde eles deveriam citar os fatores bióticos e abióticos,
demonstrar uma população e comunidade, descrever um ecossistema e conceituar o
termo ecologia.
Imagens da Maquete
Postado por: Ana Fidelis
Bom final de Semana!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário